terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um novo tratamento para o extremo da dependência química - Parte I

É muito comum nos dias de hoje, convivermos com pessoas usuárias de drogas. Em sua maioria, estas pessoas acabam tornando isto em um vício sem controle. Elas vendem tudo que tem para consumir drogas, chegam ao extremo de si mesmas e muitas vezes a não conseguir sobreviver sem continuar a usar drogas.

O tratamento para dependentes químicos é complicado, exige esforço da parte tanto da família como do dependente e mais que isto, exige força de vontade. Em sua maioria, os tratamentos são feitos em clínicas e geralmente tem como características a abstinência total das drogas consumidas, a prescrição de remédios para pacientes com problemas psiquiátricos neste tempo inicial em que a pessoa não está mais utilizando drogas e internação para desintoxicação caso o paciente tenha um intenso consumo da droga.

Porém, recentemente surgiu um tratamento alternativo para os dependentes químicos, neste tratamento, os médicos utilizam o princípio ativo de uma planta africana, a Iboga. Da raiz desta planta pode ser obtida a ibogaína. O número de tratamentos com este novo medicamento está crescendo de tamanha forma a provocar uma escassez da planta que ainda é produzida de maneira artesanal. Nos últimos quatro anos, cerca de sete mil pessoas passaram pelas terapias com ibogaína.

A ibogaína, cuja denominação química é 12-metoxibogamina, é uma forte droga alucinógena que age no combate à dependência química. Seus efeitos ainda estão sendo estudados, mas pesquisas feitas em humanos e animais indicam que a droga age em dois sentidos, por um lado ela age na química cerebral, estimulando a produção do hormônio GDNF, que promove a regeneração do tecido nervoso e estimula a criação de conexões neuronais. Isso permitiria que áreas do cérebro relacionadas com a dependência fossem reparadas e estimularia a produção de neurotransmissores responsáveis pela produção do prazer, a serotonina e a dopamina. O que pode explicar o desaparecimento da fissura pela droga relatados por dependentes logo após saída de uma sessão.

Em outra frente, os comprimidos feitos da Iboga trariam uma espécie de psicoterapia intensiva, fazendo o paciente enxergar imagens da própria vida enquanto a mente fica lúcida. Estas imagens não são alucinações, elas podem ser comparadas ao sonho de olhos abertos, o que ajudaria o paciente a identificar fatores que o teriam levado a usar drogas.

2 comentários:

  1. Graça a Deus encontrei tratamento alternativo que tira a abstinência pela droga é uma RAIZ da planta africana chamada Ibogaína, meu esposo fez tratamento em um spar e já está limpo a mais de um ano.
    Guardei o tel do spar para ajudar mais famílias que estão precisando de ajuda.
    Tel (11) 96722-8002
    Tel (11) 2952-2082

    ResponderExcluir
  2. Sim para a Dependência química Existe Solução!
    www.renovavida.com.br
    (17) 3013-1017 ou 99149-9187

    ResponderExcluir